quinta-feira, 3 de maio de 2012

A cusparada do Chilavert

Outro dia , li uma entrevista deste goleiro paraguaio a uma revista argentina, chamando os jogadores de futebol brasileiros de “maricones”. Voltei ao passado e lembrei o dia em que,em um jogo da seleção paraguaia com a do Brasil, numa dividida de bola, ele deu uma cusparada no rosto do jogador brasileiro Roberto Carlos, e ficamos todos sem entender nada. Busquei as razões para isso e acho mais ou menos eu já sei o que aconteceu. Esta cusparada veio com um atraso de mais de um século, vem da época da guerra do Paraguai. Eu gostaria de poder comprar um livro de história do Paraguai e ver o que eles falam sobre a guerra, o que eles contam pra seus filhos, tenho certeza que deve ser algo bem diferente do que falaram pra gente. Sempre achei que esta guerra foi uma das maiores imbecilidades que já aconteceu na America Latina, claro houve aquela das Malvinas, mas isto é outro assunto.



Acredito que a guerra do Paraguai tenha sido algo parecido com que os sérvios fizeram com os bósnios, um verdadeiro genocídio. Qual teria sido a verdadeira razão para que a Argentina, Uruguai e Brasil, tentassem varrer o Paraguai do mapa? Afinal de contas nós não somos um povo tão pacífico assim, tivemos um considerável número considerável de guerras e revoltas, começando com os negros e seus quilombos, as balaiadas, a independência da Bahia conseguida em 02 de julho de 1823, conseguida com muito sangue e muita briga, não me lembro exatamente , mas acho que tivemos aproximadamente umas cinqüentas guerras por aqui. Mas voltando ao objetivo da minha observação, segundo alguns historiadores, nós brasileiros, quase dizimamos a população masculina paraguaia, com relação as mulheres, não dá nem pra pensar do que era feito delas, segundo esses mesmos, o General Solano Lopez, era guerreiro, astuto, tinha o dom da guerra e soube encarar três países com a maior dignidade, pondo pra correr nossas tropas na famosa retirada de Laguna.Não sei é verdade, mas conta-se que nossos” hermanos” argentinos se livraram dos seus negros mandando os pra frente de batalha, onde eram mortos, mas isso requer é claro muita pesquisa e horas a fio na biblioteca ou internet, e é claro que, eu sou vou encontrar a história oficial, contada pelos vencedores.

Quanto aos perdedores, eles contam que seu general, que merecia honras de chefe de estado, foi esquartejado e suas orelhas serviram de colares pra soldados brasileiros, contam que seu país foi o primeiro da America Latina a conhecer a industrialização e por isso quase foi varrido do mapa. Aí me pergunto, essa cusparada não teria vindo com mais um século de atraso?


Autor: Rolando da Curva

2 comentários:

Exercite sua liberdade de expressão...

Postagens populares